Segunda-feira, 17 de Março de 2008

Número 0 - Fevereiro 2008

 

  O lançamento da RPX coincidiu com um dos melhores resultados de sempre do xadrez português.

 

 

 Colaboradores.

 

Sumário:

- Actualidade Nacional (Taça de Portugal; Campeonato Nacional, Fig. da Foz, Xadrez no Feminino, Ruben Pereira Vice-Campeão Mundial).

- Rubricas ( Amadores, Descubra o melhor lance, a Beleza dos Finais, Táctica e Meio Jogo, Homenagem a Pedro Parcerias, Grandes Jogos, etc).

- Actualidade Internacional (Campeonato Mundial no México e Taça do Mundo). 

 Editorial:

É com enorme prazer que nos lançamos neste desafio. Reeditar a RPX, depois de 28 anos de interregno, não foi fácil mas, cá está ela nas suas mãos. Temos de começar, obrigatoriamente, pelos agradecimentos. Não por uma questão de cortesia, mas porque sem estas pessoas a RPX não teria avançado e não teria a qualidade que, humildemente, pensamos ter.

Desde logo, saudar a Direcção da FPX que, mesmo em tempo de crise financeira, decidiu assumir este projecto como, também, seu. Aquilo que começou por ser um pedido de apoio, transformou‐se numa parceria que, estamos seguros, será de sucesso e de longa duração, de ambas as partes há esse compromisso.

É preciso referir que todos aqueles que contribuíram para a realização deste número zero o fizeram sem tirar qualquer partido disso e portanto, merecem um elogio redobrado, até porque não há hábitos de trabalho nesta área, o que torna tudo mais difícil.

Temos como objectivo criar uma revista de qualidade, em que participem todos os melhores jogadores nacionais e alguns mestres de renome internacional. Para além dos nomes, queremos que os conteúdos vão de encontro ao que os leitores querem, isto é, queremos os melhores a escrever e comentar mas de forma que todos compreendam.

Daremos o máximo de informação possível, informação essa que, já sentimos na pele, não é fácil de conseguir com os reduzidos meios de informação que tem o Xadrez. Não esqueceremos a história deste nobre jogo bem como curiosidades que nos aguçam o apetite.

Para além da vertente competitiva deste desporto, também não esquecemos aqueles lances e posições absolutamente fascinantes que nos entram na alma e povoam a nossa memória durante toda a vida.

Porque sabemos que, em Portugal, existem inúmeros jogadores que querem evoluir tecnicamente e saber mais de aberturas, finais, meio jogo, temos neste número artigos dedicados a meio jogo e finais e teremos, a partir do próximo número, um artigo do GM Kevin Spraggett sobre aberturas. Estas secções serão uma ajuda muito séria para os estudantes.

Havia, claramente, uma lacuna para ser preenchida, o Xadrez é um desporto, uma ciência e uma arte que enche o coração de milhares de portugueses, sejam os filiados, aqueles que só jogam com os amigos, os que só usam a net, ou os softwares de jogo, aqueles que gostam dos problemas e composições artísticas, ou aqueles que simplesmente vibram com os relatos das estratégias complexas aplicadas pelos Grandes Mestres e campeões do mundo.

Também grandes empresas se utilizam do Xadrez como símbolo de inteligência, sucesso, boa gestão... e é essa carapuça que queremos enfiar, a de um desporto da mente, que nos obriga a seguir uma estratégia ganhadora para derrotar o adversário.

Na sua última edição a RPX teve uma tiragem de 5000 exemplares, recomeçamos agora apenas com 1000, no entanto é nosso objectivo que este número seja aumentado e que se torne uma revista obrigatória para todos nós.

O Xadrez tem ainda uma vertente pedagógica muito importante, quem joga habitualmente sente o seu cérebro mais alerta, com maior capacidade de resolver exercícios lógicos e efectuar raciocínios dedutivos e abstractos. Ou seja, vai directamente às mesmas competências que a Matemática requer.

Decidimos criar um artigo, feito por um grande jogador de Xadrez e também grande matemático, dedicado a outros jogos de estratégia abstracta. Xadrez e Matemática devem correr de mãos dadas pois, se a disciplina de Matemática precisa de ajuda nas escolas, nós precisamos de uma forma de entrar nas escolas, porque depois de se começar a ensinar Xadrez nas escolas ninguém quer parar. Os alunos adoram, os professores vêem os alunos melhorarem comportamentos e capacidades, os pais sentem os filhos motivados e a aprender com maior facilidade. Isto não é demagogia, mas sim uma realidade já muito testada.

O nosso sucesso é o sucesso de todos e pedimos que nos ajudem a fortalecer este projecto, enviem as vossas sugestões, criticas e ideias para notícias e reportagens. Assim seremos melhores.

Infelizmente, vemo‐nos obrigados a dar a triste notícia do falecimento do antigo Campeão Mundial Bobby Fischer, para muitos o maior xadrezista de todos os tempos. Prestar‐lhe‐emos uma humilde homenagem na próxima edição. 

publicado por revistapxadrez às 18:46
link | comentar | favorito
3 comentários:
De marco viela a 20 de Março de 2008
Tive acesso ao numero 0 da revista no nacional de jovens e quero aqui dar os parabéns pelo trabalho realizado.
Sem dúvidas que irei assinar esta revista.
Marco Viela
De Mário Oliveira a 21 de Março de 2008
É também com enorme prazer que o N.X.V.S.C.-Didáxis vê este projecto dar de novo à luz após 28 anos de interregno.
Parabéns e muitos anos de vida!!

www.nxvscdidaxis.blogspot.com

De José Cavadas a 27 de Março de 2008
É com muito agrado que vi renascer a Revista Portuguesa de Xadrez já que possuo as duas séries completas anteriores.
Quero também assinar claro!
Abraço a todos e Parabéns!

Comentar post

.Contactos

.Links

.Os mais recentes

. Comunicado

. Campeonato do Mundo Sub-1...

. Anand triunfa na 3ª parti...

. Kramnik-Anand - Meia-fina...

. V AEJ Chess Open - Vitóri...

. II Open Internacional de ...

. Paulo Dias venceu o Torne...

. Torneio Internacional da ...

. Festival de Xadrez da Fig...

. Revista Portuguesa de Xad...

.Arquivo

. Janeiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.Pesquisar neste blog

.Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds