Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009

Comunicado

 

É com tristeza que escrevo este texto para comunicar a minha demissão da função de editor da Revista Portuguesa de Xadrez. Esta saída deve-se a vários factores pessoais e também a alguns factores relacionados com a Revista.
Tinha como objectivo conseguir que a Revista se implementasse dentro da comunidade e fiz para isso tudo o que conseguia e sabia durante alguns meses. Infelizmente, vi-me obrigado a constatar que isso não aconteceu de uma forma generalizada. Perante esta realidade, quase total ausência de publicidade e patrocinadores, e também uma baixa percentagem, em relação ao número de filiados e entusiastas do Xadrez, considero não ser viável a continuidade da Revista, pelo menos nos moldes actuais.
A Revista acarreta um elevado prejuízo financeiro para a Federação Portuguesa de Xadrez pois a sua impressão é bastante dispendiosa, usualmente, só a partir de tiragens acima dos 1500 exemplares uma revista poderá ter condições para subsistir.
A minha primeira palavra de apreço vai para os assinantes e leitores da Revista. Foram eles que me motivaram para este projecto e devem ser ressarcidos, na proporção do número de revistas em falta, todos aqueles que já pagaram a sua assinatura anual, isto no caso da Revista não continuar.
Deixo também um agradecimento a todos os colaboradores da rpx, foram na sua larga maioria excelentes, os seus artigos.
Não posso deixar de referir também a sempre excelente colaboração e empenho do meu colega e amigo Vasco Diogo. Foi dele a ideia de criação da Revista e foi incansável para tentar fazer valer este projecto.
Agradecer também o empenho da Direcção da Federação Portuguesa de Xadrez que abraçou este projecto e proporcionou a viabilização do mesmo. Penso que foi feito o possível para que a Revista fosse um sucesso. Infelizmente, não é fácil angariar patrocinadores ou tomar medidas no sentido de que cada jogador federado tenha direito a uma Revista.
Penso que o Xadrez e os xadrezistas atravessam uma crise de motivação e que só uma profunda mudança de mentalidades poderá fazer com que esta situação se altere.
 
Paulo Jorge Guimarães Dias
publicado por revistapxadrez às 14:44
link do post | comentar | favorito

.Contactos

.Links

.Os mais recentes

. Comunicado

. Campeonato do Mundo Sub-1...

. Anand triunfa na 3ª parti...

. Kramnik-Anand - Meia-fina...

. V AEJ Chess Open - Vitóri...

. II Open Internacional de ...

. Paulo Dias venceu o Torne...

. Torneio Internacional da ...

. Festival de Xadrez da Fig...

. Revista Portuguesa de Xad...

.Arquivo

. Janeiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.Pesquisar neste blog

.Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds