Domingo, 28 de Setembro de 2008

Revista Portuguesa de Xadrez - Setembro de 2008

 

Está pronta e à sua disposição (para quem ainda não é assinante) na Federação Portuguesa de Xadrez a Revista nº3 da rpx. Esperemos que goste...

 

Editorial:

Esta é já a quarta rpx de 2008 e é agora obrigatório fazer um balanço sobre as vantagens e desvantagens da existência da Revista. Com pouco mais de 300 assinantes e poucas vendas para além das assinaturas, é preciso referir que estes números estão muito abaixo das expectativas de todos os seus responsáveis. Também a publicidade na Revista é praticamente nula, isto torna o projecto inviável  financeiramente e que se tem mantido apenas porque os assinantes que temos o merecem e na esperança que contribua para a divulgação do Xadrez. Obviamente, as responsabilidades deste insucesso têm de ser por nós assumidas.
Boris Gelfand, 3º classificado do último campeonato mundial, já conhece a rpx e ofereceu-se para comentar alguns dos seus jogos para a Revista, infelizmente, como poderemos aceitar e viabilizar esta hipótese sem um expressivo retorno da comunidade em Portugal?
O esquecimento dos mais importantes órgãos de comunicação para com o Xadrez torna-o mediaticamente marginal, por esse motivo, temos poucos torneios, poucos mestres e poucos jogadores, além disso, temos investido bastante na formação de jogadores jovens e de facto apareceram alguns resultados. O problema é ser socialmente difícil para esses jogadores explicar a familiares e amigos um forte interesse e dedicação ao Xadrez. Esse é o principal factor a ultrapassar, é preciso tornar o Xadrez numa tradição cultural. Uma Revista de Xadrez parece ser uma boa contribuição para isso, mas não se pode ignorar a realidade dos factos. Apesar de estarmos felizes com algumas manifestações de agrado dos nossos assinantes, os números são escassos, muito escassos.
Neste número, reduzimos para 48 páginas a Revista, acima de tudo por motivos financeiros, lamentamos mas prometemos fazer um esforço adicional para compensar esta perda pela qualidade. Temos boas reportagens, notícias interessantes e partidas bem interessantes.
Ruben Pereira continua a destacar-se no panorama nacional vencendo o Torneio de Mestres, enquanto no panorama internacional prepara-se o grande confronto Anand-Kramnik. 

 

publicado por revistapxadrez às 12:11
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Marinus Luyks a 7 de Outubro de 2008 às 15:26
Apesar do tom "de "urgência" do editorial: parabéns mais uma vez!
Queria repetir a ideia já enviada aos editores por mail: que tal uma campanha de Natal? Ofereça/peça uma assinatura RPX como prenda de Natal!
Ver também "Salto de Cavalo": http://gxalekhine.blogspot.com/, post 6 de Outubro.

Abraço,

Marinus Luyks
De Carlos Miguel Loureiro a 2 de Dezembro de 2008 às 17:12
Gostaria de assinar a v/ revista, mas a divulgação não me parece muito vasta; pf enviem-me condições para o meu email. Obrigado.

Comentar post

.Contactos

.Links

.Os mais recentes

. Comunicado

. Campeonato do Mundo Sub-1...

. Anand triunfa na 3ª parti...

. Kramnik-Anand - Meia-fina...

. V AEJ Chess Open - Vitóri...

. II Open Internacional de ...

. Paulo Dias venceu o Torne...

. Torneio Internacional da ...

. Festival de Xadrez da Fig...

. Revista Portuguesa de Xad...

.Arquivo

. Janeiro 2009

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

.Pesquisar neste blog

.Janeiro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO

.subscrever feeds